Pular para o conteúdo

“Minha Vida Sem Mim”, de Isabel Coixet. [download: filme]

My Life Without MeAnn, uma jovem casada e com duas filhas, descobre, depois de sofrer um desmaio repentino, que tem um tumor em metástase avançada. O resultado: não mais do que dois meses de vida. Tendo em mãos esse prognóstico, Ann decide tomar algumas medidas antes de sua morte.
A partir da idéia do livro de Nanci Kincaid, a diretora Isabel Coixet explora a descoberta, por uma jovem mãe de família, de sua morte iminente e as resoluções, tomadas por ela, a partir desta descoberta. Se caísse nas mãos erradas, a história da jovem que vive em um trailer nos fundos da casa da mãe, que sobrevive como faxineira em uma escola e que casou e engravidou, na adolescência, do único homem com que se envolvera na sua vida, certamente acabaria virando folhetim da pior qualidade, um inevitável dramalhão inundado pelo sentimentalismo mais barato e pela pieguice mais óbvia, que de quebra serviriam como veículo perfeito para a chamada “superinterpretação” do mais ávido candidato à receber uma estatueta dourada californiana. No entanto, nas mãos dessa diretora espanhola, a sensibilidade não é afogada pelo lugar-comum e por um elenco de olho em premiações fáceis. Ao contrário, ela ganha elegância, classe, inteligência e muita delicadeza: ao invés de dar chance à uma tsunami de desespero, sofrimento e amargor auto-inflingidos pela sensação de impotência frente ao destino inevitável, ou mesmo ao seu oposto extremo, ao hedonismo irrefreado, devidamende despertado por uma turnê de experiências inconsequentes na tentativa de viver tudo o que não vivera até então, a diretora-roteirista faz com que a protagonista, antes já uma mulher equilibrada e conformada com sua realidade, mergulhe em um estado de ainda maior compreensão sobre sua situação, que a faz encarar a inevitabilidade e proximidade de sua morte com uma serenidade implacável, dando-se ao direito de derramar apenas algumas poucas lágrimas enquanto busca muito mais reafirmar o que viveu e vive do que saborear novas experiências. E o elenco, composto apenas de nomes modestos do cinema norte-americano, auxilia não apenas pelo seu desempenho na medida exata – particularmente o de Sarah Polley, que voltaria a trabalhar com a diretora no seu próximo longa, já comentado por aqui -, mas também pela credibilidade e verossimilhança que concede aos seus papéis de pessoas comuns – algo muito trabalhoso de ser atingido com as estrelas e astros de Hollywood de beleza perfeita e fama imensa, que dificilmente conseguem imprimir o realismo que um rosto menos popular imprime.
E isso tudo faz a diferença entre este longa-metragem de Isabel Coixet e tantos outros que já vimos sobre os “bastidores” da jornada para a morte de um ser humano: ao invés de explorar a emoção do público como em uma montanha russa, onde todas as sensações parecem intensas mas, na verdade, não vão além de experiências falsas e fulgazes, “Minha Vida Sem Mim” o faz com a mesma sutileza de uma paisagem passageira à janela de um trem em movimento, que deixa em quem a observa sensações bem mais indeléveis e verdadeiras.

senha: peb.pl

http://rapidshare.com/files/32315017/Moje___380_ycie_beze_mnie.part01.rar
http://rapidshare.com/files/32318588/Moje___380_ycie_beze_mnie.part02.rar
http://rapidshare.com/files/32324620/Moje___380_ycie_beze_mnie.part03.rar
http://rapidshare.com/files/32328370/Moje___380_ycie_beze_mnie.part04.rar
http://rapidshare.com/files/32349639/Moje___380_ycie_beze_mnie.part05.rar
http://rapidshare.com/files/32358166/Moje___380_ycie_beze_mnie.part06.rar
http://rapidshare.com/files/32383597/Moje__ycie_beze_mnie.part07.rar
http://rapidshare.com/files/32392929/Moje__ycie_beze_mnie.part08.rar
http://rapidshare.com/files/32388344/Moje__ycie_beze_mnie.part09.rar

legendas disponíveis (português):
http://www.opensubtitles.com/pb/download/sub/85208
http://legendas.tv/info.php?d=9c43fdcc028f60a6140a133ce467454f&c=1

5 Comentários

  1. Isaías Franco Isaías Franco

    Muito obrigado! Gostei muito do blog e o filme é maravilhoso!!!!

  2. Anderson Anderson

    Agradeço muito pelo filme, que embora continue tendo uma sinopse clichê, conseguiu sair do lugar comum em que varios outros filmes do genero chegam. É um drama bonito, minimalista que se apoia (muito bem) na atuação e na direção da equipe.
    Gostei do blog como um todo e parabenizo pelo trabalho.

  3. Fábia Fábia

    Ameeeeeeeeeei o filme! É claro que não tem muita ação, mas é muito emocionate, pois relata a vida de alguém que praticamente acabou de sair da adolescência, leva uma vida dura e humilde e infelizmente descobriu que estava na parte terminal de sua vida. É um filme que me fez refletir muito sobre minha própria vida, porque levo tanto tempo para resolver problemas do cotidiano ( como trabalho, por exemplo), e acabo esquecendo de fazer o que realmente vem a ser o maior propósito da vida ” viver” !!!! Ah, inclusive levei esse filme para sala de aula, fizemos um debate sobre a vida, e pedi que eles produzissem um artigo de opinião a respeito do mesmo. Eles amaram, chegaram até a chorar. Rrsrsrsrsrs

  4. Luiza Luiza

    Olá, Amei teu blog com os comentários sobre filmes assistidos. Nada como uma boa indicação. “Mi Vida Sin Mi” é um belo exemplo. O tipo de filme que faz a gente pensar no que devemos mudar, para melhor. Valeu. Muito Obrigada. Abraço

  5. Uuuuiii.. tava procurando esse filme lindo..

    brigadaO!

Comente!