“Pai e Filho”, de Alexander Sokurov. [download: filme]

Otets I SynAleksei, jovem que serve às forças armadas, vive sozinho com seu pai há muito tempo. Acostumados a rotina da companhia mútua e nutrindo uma relação de muita proximidade e carinho, ambos começam a sofrer por sentir que, devido a suas ocupações, podem ter que se separar.
Mesmo que Alexander Sokurov o negue, assim como a intencionalidade disto, o longa-metragem “Pai e Filho” é um filme essencialmente ambíguo. A priori, a aparência dos protagonistas do filme, ambos jovens e fisicamente atraentes, acaba por desassociá-los e muito do retrato de pai e filho, assim como a intimidade física de sua relação, repleta de carinhos e olhares mútuos insistentemente intensos e demorados, reforça ainda mais esta impressão inicial. Porém, através das poucas falas dos personagens, logo passamos a identificá-los realmente como pai e filho, o que, somado ao contato físico tão íntimo entre ambos, deixa uma conotação incestuosa desta relação. Esta interpretação, é bom ressaltar, foi a adotada por boa parte da crítica e público, e que causou um certo rebuliço nos círculos do cinema de arte. Sokurov, no entanto, não tardou a repudiar prontamente tal interpretação, afirmando que o homoerotismo e incesto do filme existem somente na mente doentia de quem os anunciou. E esta visão destituída de qualquer traço sexual não é feita sem embasamento: de fato, no decorrer do filme, é possível, sem muito esforço, formular a interpretação de que essa relação mais próxima do que se casualmente vê é fruto do comportamento arredio dos dois protagonistas, que isolam o cotidiano de sua relação do contato de qualquer pessoa externa à este relacionamento, procurando tornar sempre mínima a interferência e participação de alguém “estranho” à “simbiose” que construíram – tanto o pai quanto seu filho acabam por afastar, hora de modo consciente, hora inconsciente, amigos e romances para preservar a intensidade construída desde cedo nesta relação. Porém, mesmo que se escolha adotar uma ou outra interpretação, a ambiguidade permanece, insistente, por mais que se encontre ali traços de uma relação incestuosa, e por mais fundamentada que seja a opinião do diretor contra esta interpretação: a verdade é que apesar de que não há concretamente algo que torne sustentável a possibilidade de uma relação incestuosa, tampouco esta relação é destituída do caráter erótico, caráter este que se faz intensamente presente graças as escolhas e a abordagem feitas pelo diretor. E esta dualidade intrínseca ao teor da relação entre Aleksei e seu pai, que confunde, desmancha e, consequentemente, despreza os limites da definição usual do que seria uma relação de pai e filho puramente fraternal de uma outra que se mostra, ao menos, mais erotizada, que é a questão central de “Pai e Filho”, tornando este o longa-metragem mais tematicamente ousado de Sokurov – se não for o mais ousado que já foi feito sobre o tema.
Baixe o filme utilizando os links a seguir e a senha para descompactá-lo.

OBS: links funcionais mas não testados.

http://rapidshare.com/files/38032390/pxc-father.and.son.sfv

http://rapidshare.com/files/38024127/pxc-father.and.son.r00

http://rapidshare.com/files/38025614/pxc-father.and.son.r01

http://rapidshare.com/files/38027097/pxc-father.and.son.r02

http://rapidshare.com/files/38028574/pxc-father.and.son.r03

http://rapidshare.com/files/38029799/pxc-father.and.son.r04

http://rapidshare.com/files/38030902/pxc-father.and.son.r05

http://rapidshare.com/files/38032387/pxc-father.and.son.rar

senha: warez-bb.org

legenda disponível (português):
http://legendas.tv/info.php?d=aebf085cf63592caba500e0a7f39c34a&c=1

8 thoughts on ““Pai e Filho”, de Alexander Sokurov. [download: filme]

  1. Ei..
    blog mto bom. Como sempre.
    Eu queria saber se esse formato do filme é compatível com o Windows Media Player ou eu tenho que ter algum programa especial ou algo do tipo.
    Valeu.
    :wink:

  2. Oi André!

    Bem, o arquivo do filme está compactado no formato RAR, então não saberia dizer ao certo qual o formato do arquivo de vídeo. Porém, qualquer que seja o formato, as chances de você poder reproduzí-lo no Windows Media Player são grandes, já que, normalmente, estes filmes disponíveis na net utilizam os formatos AVI e MPEG, junto com codecs de compressão como DivX e Xvid.
    Qualquer problema que vocâ possa ter ao rodar o arquivo, procure baixar o K-Lite Codec Pack, que mesmo na versão Lite já instala codecs suficientes para voce visualizar muito do que se disponibiliza na net. O link para download do K-Lite segue abaixo.

    http://www.k-litecodecpack.com/

  3. oi adoro seu blog.. nao tem como postar o k-lite codec pack gratis para nós pobres mortais……?

    hope

    valeu
    :roll:

  4. Michael,

    O K-Lite Codec Pack é gratuito, é só escolher um pacote de codecs de sua preferência – tem diferentes versões, com um número mínimo de codecs, um intermediário e um super pacote com todo os codescs de áudio e vídeo disponíveis pra tocar qualquer tipo de arquivo multimídia – e baixar diretamente do site que indiquei para o André. Porém, se você não conseguir baixar ou surgir qualquer problema, me avise que eu tenho sim a versão mais simples – a lite – de codecs do K-Lite, ok?

    obrigado pela visita!

  5. Oi,

    Alexander Sokurov tem uma obra prima: Mãe e Filho. Neste – Pai e Filho – não senti algum clima homoerótico. A relação pai-filho é algo realmente profundo, sem os chavões clássicos de “machões”, mas revestida de amor e carinho. Muito bom!

    Abraço!

  6. olha não tive oportunidade de ver o filme( pai e filho), assim que ve-lo exponho minha opnião, ah gosto muito do seu blog.

  7. Oi, baixei as partes do filme mais a senha que vc colocou não codifica… será que tem algum problema com a senha ou com o meu winrar?

  8. Oi, Elisandro.

    Estes links, na verdade, foram “catados” na internet, pois o filme em assisti em DVD mesmo. No entando, lembro-me de que esta era mesmo a senhas que acompanhava-os.
    Vou dar mais uma olhada na web para ter mais detalhes. Caso eu confirme algo errado, eu lhe aviso – lamento não poder ser mais útil do que isto, que na verdade acaba não ajudando em nada! :(

    agradeço a visita e aviso se encontrar algo diferente disto que informei!

Leave a Reply/Deixe um comentário