Pular para o conteúdo

The Boy / Maio de 2008: todo Vinícius Borges [fotos]

vinicius-borges-theboy-homens

E ninguém esperava por essa. Tá certo que Tiago Botega não era nenhum supra-sumo da beleza e erotismo masculinos, mas ele tinha até cara de atôr porno do leste europeu. E com o que nos brinda o mais clássico dos sites de ensaio masculino de toda a internet, o The Boy, do Terra, neste mês de Maio? Com Vinícius Borges. Então, deixem eu lhes apresentar o garoto:

Sim, isso é um cravo.
Acompanhado de uma procissão de espinhas.
E as espinhas estão VIVAS. Amém!
Tenha cautela. Não se aproxime muito.
Vamos às considerações.

Primeiro as de caráter mais subjetivo. Se eu não disse antes, fica dito que dificilmente eu acho interessantes homens de cabelos cacheados ou fortemente ondulados – ainda mais quando eles insistem em preservar uma espécie de juba, sem ter a menor noção de que aquilo está muito longe de ser atraente. E o modelo deste mês é um retrato fiel do tipo de cabeleira que, a meu ver, interfere na beleza masculina.
No entanto, mesmo saindo do campo de gosto mais pessoal, existem problemas. Vejam bem: olhando com atenção para esse rapaz, não parece que ele foi recrutado para o ensaio por um “olheiro” enquanto este rapaz zanzava pela praça de alimentação de um shopping qualquer, com uma pasta da Positivo debaixo de um braço enquanto sorvia o resto de milkshake comprado no McDonalds? Ou pior: na saída de uma escola de ensino médio? É evidente que tem muito rapaz, e dos bem jovens, inacreditalvemente atraentes para sua idade em estabelecimentos de ensino secundário e shoppings, mas Vinícius é o exemplar típico de beleza mais ordinária – no sentido de “comum” e “casual” – que se pode encontrar nesses locais.
Mas o que pode ter passado pela cabeça do cara que organiza o The Boy para achar que este rapaz seria adequado para integrar a lista de beldades do site? Bem, primeiro, podemos pensar em um corte nos recursos financeiros disponibilizados pelo portal Terra para o seu site de ensaios. Acho esta uma possibilidade bastante improvável, mas vocês realmente prestaram atenção ali em cima nas espinhas e cravos no fulgor de sua glória em boa parte das fotos do ensaio? Assim, qualquer base ou pó de qualidade mais regular encobriria aquilo com uma certa tranquilidade. Agora, se eu estou sendo ingênuo quanto ao poder da maquiagem do século XXI sobre essa manifestação clássica de distúrbio hormonal adolescente, então a solução é simples: não contratem alguém com este tipo de problema. Fica parecendo ou desleixo da produção do ensaio ou uma certa displicência de quem seleciona os modelos.
Há uma outra possibilidade a ser considerada. O nosso adorado The Boy pode estar querendo mudar ou, ao menos, arrebanhar um outro tipo de público: o das moçoilinhas adolescentes que integra o grupo espectador de programas de televisão como Malhação, que são leitoras de períodicos como Capricho e fãs afoitas de bandas do naipe do RBD. Não se trata de uma generalização estúpida, mas da constatação de que, na sua grande maioria, é este o público ao qual a beleza lolítico-querubínica-sem-qualquer-ranço-de-malícia-e-erotismo de Vinícius agrada em cheio. Não é de se estranhar, portanto, que o rapaz tenha tão imensa semelhança com os integrantes menos inspirados (fisicamente) do elenco daquela insuportável novela vespertina global.
É uma tremenda bola fora. Claro, o ensaio anterior, pra mim, não foi exatamente um gol, mas um “chute a gol”. Porém, este aqui é quase um gol contra.
Então, vamos deixar um recado ao todo-poderoso do The Boy?
Eu começo.

“Querido senhor todo-poderoso do The Boy,
Quero lhe dizer que experimentação, ou pretensa experimentação, é coisa de bandas de rock e diretores do cinema de arte europeu. Se o seu objetivo era qualquer coisa perto de inovar ou radicalizar os paradigmas do nosso amado site The Boy, quero lhe dizer que este site é tão famoso justamente pelo respeito que tem aos “cânones da beleza masculina”. E este cânone, por sinal, foi em grande parte estabelecido pelo público masculino, e não o feminino. Então, vou deixar aqui o toque: espero no mês de Junho um modelo mas tão de “parar o trânsito”, que o recorde histórico do engarrafamento do trânsito de São Paulo vai parecer uma coisa à toa, algo como falta de vagas em estacionamento de padaria às 6 da tarde. E um ensaio de qualidade idem: inspirado, lascivo, malicioso, tentador, que me faça uivar em frente à tela do meu computador, que me cause uma cascata de feromônios líquidos escorrendo pelo meu corpo.
Acho que você entendeu, não é?
Um abraço!”

Agora eu passo a bola pra vocês: deixem aí seus recados para o senhor todo-poderoso. E comente positivamente quem gostou, né? Porque sempre tem aqueles que gostam.

Clique neste link para conferir todo o ensaio do site The Boy com o modelo Vinícius Borges.

13 Comentários

  1. É, B., eu passei à frente também, como pudestes perceber.

    André 1: meu comentário sobre a espinha foi porque ela é sinal de um certo descaso da produção. Seja como for, ela podia bem ser disfarçada. Sei que o The Boy prima pelo naturalismo dos ensaios, sem retoques excessivos, mas este, a meu ver, era mais do que necessário.

    Leo: eu não faria não, simplesmente porque não é mesmo o meu tipo. Não tenho qualquer problema com o tipo boy next door, mas ele tem que estar dentro dos meus parâmetros de beleza, tanto quanto os arrasa-quarteirões.

    Josh: é mais ou menos isso mesmo.

    André 2: obrigado pelo elogio ao texto. E, como eu disse, eu não costumo gostar deste tipo de corte de cabelo, mas depende mesmo do conjunto, né? Se as feições do rapaz me agradam, aí até me encanto – e tem até um jovem, com este tipo de cabelo, com quem tenho contato durante a semana, que me deixa, digamos…enlevado! Contudo, no caso deste modelo do The Boy, nada me agradou mesmo!

  2. Eu acho o rapaz muito bonito. As borbulhas (ou espinhas, como preferir, o arcordo ortográfico já foi rectificado em Portugal, partilhamos a grafia portanto) dão-lhe um ar menos improvável. Os traços imperfeitos humanizam estas personagens, aproximam-nas da gente comum, como eu. Isto é só a minha opinião, vale o que vale, que não é muito. Mas gostei muito do seu texto, cáustico, “witty”, muito giro.
    Eu tenho esse tipo de cabelo, “querubínico”, mas uso-o bastante grande e despenteado e sempre em pé, dá-me um ar de Einstein (também deito a língua de fora e também mando bocas sobre mecânica quântica) e as pessoas depois acham que eu sou muito espertinho. Pelo menos tenho desculpa.

  3. josh josh

    olha já comentei em outro tópico e venho neste deixa um simples comentário. (faz favor né, todo ser humano tem sua beleza, mas! até meu vizinho é mais atraente que o the boy deste mês).

  4. leo leo

    huahauhauhauhahua

    eu adoro ate qnd vc mete o pau nos gatim

    ahhh eu faco, ce num faria nao?1 tipo domingo a tarde

  5. André André

    Ai..
    achei bem merdinha esse the boy..
    tipo q eu ia adorar que meu corpo fosse como o dele..e lógico ele é mais bonito q eu, mas ah…ficou mto aquém dos demais ensaios.
    Comentar da espinah etc eu acho meio nada a ver pq td mundo tem uma hora ou outra..isso é de menos…
    A qualidade do ensaio é q tá ruim msm..e o layout é o mais barango ever..já disse isso aki.

  6. B B

    Giovane este eu passo. Acho honestamente que este é o pior The Boy de sempre 😛

    Mas fica aqui o comentário 😛 Desculpa não comentar há tanto tempo!!!

    Cumprimentos de Portugal 🙂

  7. luis luis

    Engraçado, essas bichas véias, tudo sem fuder a séculos, vem no site dos outros “catar” as fotos do the boy, ja que é tudo pobre e sem assinatura do terra, e ainda querem defender o fedelho?? Isso é falta de homem: estão tão cegas por qualquer coisa q balance q nem se prestam o ridiculo!! HUAUHAHUAHUAAHU

  8. e vamos agradecer ao politicamente correto! =P

  9. Muonly,

    (…)acredito que a crucificação do rapaz não seja tão justificada, contudo, sim, este é o seu blog (respeito seu ponto de vista em relação à falta de apreço pelo “tipo” de modelo).(…)
    Sim, este é o meu blog. E, não sei se você percebeu, ou se deu ao trabalho de tentar verificar – como você veio aqui…errr…”por um acaso”, imagino que não -, eu tenho essa mania irritante de criticar tudo – de filmes à beleza masculina. Tenho também a mania de elogiar, uma vez ou outra.

    (…)Bom…realmente os seus questionamentos do processo seletivo foram infelizes, como quando você diz que o Terra deve estar economizando com o The Boy, porque não querendo defender o guri, mas já defendendo, o sujeito é de uma tal agência chamada Ford – acho que é uma bem baratinha, não?(…)
    OI? É mesmo? Juras? Agora conta algo que eu não saiba, faz favor?
    Se você se dispusesse a qualquer esforço mais cauteloso de pesquisa num tal de Google – acho que você já ouviu falar dele, não é? É um mecanismo de busca que tem uma certa faminha! – seria-lhe revelado que não apenas o “guri” pertence à essa “tal agência chamada Ford”, como também pertencem à ela um sem número de modelos que já foram astros e estrelas do site, entre outras agências. Como é público, e há muitíssimo tempo, o fato de que o site The Boy tem como prática recrutar integrantes de agências de modelo para o seu site, acho que o comentário que eu elaborei pode ter um tom corriqueiramente chamado de, hã “irônico”. Mas…errr…não sei se você teria a capacidade de compreender qualquer espécie de comentário que utilize esta figura de linguagem. Pelo visto, não.

    (…)Quanto à sua “carta” ao guri, não melhor, ela deveria ser destinada aos produtores de moda, ou aos grandes “fashionistas”, porque sendo do jeito que está, essa carta me conduz ao seguinte pensamento “Puts, esse muleque tem o poder de tentar mudar todo o conceito do THE BOY”. Sinto muito, mas a sua carta, por permitir essa minha interpretação, me faz acreditar em uma fragilidade do padrão que os próprios internautas usuários frequentes dos serviços do The Boy estão permitindo que seja estabelecida.(…)
    Como você não notou o fato, claramente expresso, de que a “carta” não se dirige ao “guri”, mas ao manager do The Boy – e, por consequência de eu acreditar que ele esteja inserido no mundo dos “produtores de moda, ou dos grandes fashionistas”, também à eles -, isso me faz acreditar na fragilidade do padrão da sua compreensão sobre um texto escrito, algo já verificado, por sinal, na sua deficiência em reconhecer comentários irônicos – mesmo tendo verificado que você tenta utilizar esta fabulosa figura de linguagem nos seus próprios comentários.
    Porém, acho melhor você se resumir ao seu emprego (deficiente) da antonomásia mesmo.

    Fica aqui a opinião de uma pessoa que, por um acaso, levantou da cama e se deparou com seu questionamento.

    Sem mais (igualmente por conta de uma tal segunda-feira)

  10. Muonly Muonly

    Giovane,

    O acaso guiou-me ao teu blog, e gostaria de comentar algumas coisas que você postou.
    Concordo que quanto a parte das espinhas, cravos e afins poderia ser facilmente removida do rosto do “todo Vinícius Borges”, seja de forma natural – anterior ao ensaio – mas pricipalmente por parte dos produtores com um tal revolucionário Photoshop. Enfim, visto que atualmente os maiores artistas são beneficiados por esta magnífica tecnologia, acredito que a crucificação do rapaz não seja tão justificada, contudo, sim, este é o seu blog (respeito seu ponto de vista em relação à falta de apreço pelo “tipo” de modelo).

    Mas deixando todo esse clima de que o-mundo-é-lindo-e-todos-respeitam-a-opinião-de-todos ou o famoso “mela cueca” (wow, sim eu sei usar um recurso linguistico chamado antonomásia), aí vai algumas críticas a ti, caro “bloggueiro”:

    Bom…realmente os seus questionamentos do processo seletivo foram infelizes, como quando você diz que o Terra deve estar economizando com o The Boy, porque não querendo defender o guri, mas já defendendo, o sujeito é de uma tal agência chamada Ford – acho que é uma bem baratinha, não?

    Quanto à sua “carta” ao guri, não melhor, ela deveria ser destinada aos produtores de moda, ou aos grandes “fashionistas”, porque sendo do jeito que está, essa carta me conduz ao seguinte pensamento “Puts, esse muleque tem o poder de tentar mudar todo o conceito do THE BOY”. Sinto muito, mas a sua carta, por permitir essa minha interpretação, me faz acreditar em uma fragilidade do padrão que os próprios internautas usuários frequentes dos serviços do The Boy estão permitindo que seja estabelecida.

    Fica aqui a opinião de uma pessoa – que como disse antes – acessou a sua página por acaso.

    Sem mais, (por conta de uma tal segunda-feira)

    Muonly

  11. Dan,
    Antes de qualquer coisa, observe bem o que eu fiz questão de escrever:

    “Não se trata de uma generalização estúpida, mas da constatação de que, na sua grande maioria, é este o público ao qual a beleza lolítico-querubínica-sem-qualquer-ranço-de-malícia-e-erotismo de Vinícius agrada em cheio.”

    Coloquei ali “constatação” porque eu tenho contato diário com um sem número de pessoas que pertencem à este público – e eu acho que isso me dá o direito de afirmar alguma coisa [e, não, eu nunca fiz qualquer menção de que tal afirmação era fruto de algo “cientificamente comprovado”(?)] com relação aos gostos deste público “na sua grande maioria”. E aí está o segundo trecho que fiz questão de adicionar, porque é óbvio que há exceções, e eu mesmo observo e constato a existência delas, dentro deste público. Porém, eu posso dizer que o mais usual é que a beleza de Vinícius agrade sim o público que eu citei.
    Acho que ficou claro – se já não tinha ficado.

    E quanto ao seu questionamento sobre o perfil dos visitantes do The Boy. Não, eu não acho que são todos homossexuais. Muito menos que todos falam inglês (?). Quanto à faixa etária e social, bem, como poderia eu saber?
    O que posso afirmar com certa tranquilidade, é que sim, eu acho que a grande maioria do público do The Boy é de homens – e eu nem disse homens homossexuais. É certo que mulheres também o visitam, mas foi o público masculino que aprecia o site que fez a fama deste na internet através da divulgação de seus ensaios em seus blogs e sites na web.

    Obrigado pelos elogios. Mas acho que não exatamente sou imparcial nas resenhas de meu blog, acho que é mais uma questão de uso da lógica na composição deles mesmo. É óbvio que, quando se fala de beleza humana, a lógica tende a perder sua função, já que esta é uma questão enormemente subjetiva onde a argumentação não chega a ter qualquer utilidade. É assim mesmo: o modelo não me agradou mas, como eu fiz questão de dizer, sempre tem aqueles que se sentem agradados – porque acham ele atraente, claro. E aí está para eles.

    É isso.

  12. Marcelo Marcelo

    Concordo com vc, esse ensaio do The Boy foi horripilante, essass espinhas só foi pra fechar com chave de ouro o mau gosto da escolha do modelo. Magrelinho definido, apenas, com nenhum atributo alem do abdomen tanque de “poucas roupas”… uóooooó

  13. dan dan

    Em primeiro lugar, parabéns pelo site.
    Desde que descubri este site por acaso, aproximadamente 6 meses atrás, pude compartilhar de muitas novidades musicais interessantes.Algo que sempre me chamou a atenção também foi a imparcialidade (até onde obviamente se é possível) dos teus textos.A única exceção foi este comentário sobre o the boy deste mês, Vinícius Borges. Achei preconceituoso o comentário sobre as moçoilinhas adolescentes. Pior foi ainda afirmar que isso é uma constatação. Como se o comentário fosse cientificamente comprovado. Como é a garota que lê a revista capricho, fisicamente? Que tipo de música ela curte? Estuda e trabalha ou é só estudante? Ser adolescente é complicado, ainda mais num país como o nosso. Mas onde ser adolescente não é complicado? Ainda bem que superamos, não é…. rs
    Pensar assim é obviamente um direito seu, já que escreve por prazer.
    Qual será o perfil do visitante então? Serão todos homossexuais? Todos falam inglês? Qual a faixa etária e social?
    Abraço.

Comente!