Pular para o conteúdo

“Cloverfield”, de Matt Reeves. [download: filme]

CloverfieldNova-iorquinos que participam de uma festa de despedida são repentinamente surpreendidos por um estrondo gigantesco. O que inicialmente é cogitado como um acidente ou atentado terrorista na cidade, logo mostra-se como algo muito mais estranho e aterrador através da lente da câmera digital amadora que registrava a festa de despedida.
“Cloverfield” é mais um fruto da atual seara de produções de ficção que exploram o pressuposto documental, cujo representante mais popular é o longa “A Bruxa de Blair”. Considerando-se este aspecto, o filme acaba tendo sucesso na empreitada ao expôr um evento catastrófico, bem como o pânico e caos por ele desencado, sob a abordagem de um registro amador, incluindo aí a exploração dos reveses do material utilizado para a gravação assim como da falta de habilidade ao manipulá-lo – como se pode conferir nas cenas que simulam o vídeo que havia sido gravado anteriormente na fita e que “vaza” em alguns momentos em que ele estava sendo sobreescrito pela gravação mais recente, interrompendo a trama do filme -, e fundindo-o com a inserção de efeitos especiais em uma materialidade que está ainda sendo descoberta no cinema – a do filme digital. Mas os méritos de “Cloverfield” ficam mesmo por aí, resumidos aos aspectos técnicos. Naqueles responsáveis pela verdadeira qualidade de um longa-metragem, “Cloverfield” capenga na referência algo assumida e naquela que inivetavelmente, a meu ver, soa mais como apropriação do que referência. Aquilo que se assume como tal pode ser visto poucos minutos logo que se inicia o evento catastrófico que é a razão de ser da película: a cabeça da estátua da liberdade, arrancada e arremessada contra um edifício e que acaba aterrissando em uma rua da cidade é uma referência à cena que estampa o cartaz do filme “Fuga de Nova York”, do diretor John Carpenter. Ate aí, tudo bem. O problema é que praticamente o filme todo acaba sendo uma cópia dissimulada, um remake um tanto cara-de-pau de “Godzilla”, de Roland Emmerich, com uma pitada do clássico absoluto “Alien”, quando em uma sequência do filme vislumbra-se uma idéia que se aproxima muito de um dos elementos mais simbólicos do universo da franquia iniciada pelo filme de Ridley Scott. Para entornar ainda mais o caldo, os personagens do longa-metragem, um bando de homens e mulheres beirando os 20 ou 30 anos, tem personalidades e comportamentos consideravelmente irritantes e infantis, em particular aquele responsável pelo registro em vídeo – é certo que este personagem, ao assumir o trabalho que seria equivalente ao de um narrador, deve ser inevitavelmente inoportuno, mas ao somar-se à isto uma boa dose de imbecilidade do câmera-personagem-narrador, que muitas vezes não entende algo que já está patente para a platéia, o filme beira, em alguns momentos, as raias da irritação.
É por conta disto que “Cloverfield” é apenas mais um filme que privilegia a forma sobre o conteúdo, organizado sobre uma pirotecnia efusiva que tem como objetivo encher os olhos suficientemente para desviar atenção de um conteúdo raso, um pastiche barato do filão americano do monstro na metrópole – seja ele, de fato, uma criatura colossal e sanguinária ou uma constelação de naves espaciais sedentas por destruição. A única coisa que fez valer a pena essa sessão diante de meu televisor foi a curtíssima cena, logo no início do filme, em que o ator Michael Stahl-David é flagrado sentado em uma cama, vestindo apenas uma cueca samba-canção: nem uma horda de bestas genocidas gigantescas é páreo para toda a formosura deliciosamente perfeitinha do garoto loiro – ele chega a fazer você até esboçar um sorriso ao fim dos 85 minutos desta pura perda de tempo.
Baixe o filme utilizando uma das fontes de links a seguir.

legenda (português):
http://legendas.tv/info.php?d=16e4615ac70f12eb5058f271badc980d&c=1

Fonte 1 [AVI]:
OBS: junte os arquivos rodando o programa HJSplit.
http://rapidshare.com/files/104857694/J-Cloverfield.avi.001
http://rapidshare.com/files/104858065/J-Cloverfield.avi.002
http://rapidshare.com/files/104858740/J-Cloverfield.avi.003
http://rapidshare.com/files/104859261/J-Cloverfield.avi.004
http://rapidshare.com/files/104859684/J-Cloverfield.avi.005
http://rapidshare.com/files/104860799/J-Cloverfield.avi.006
http://rapidshare.com/files/104861347/J-Cloverfield.avi.007
http://rapidshare.com/files/104861496/J-Cloverfield.avi.008

Fonte 2 [AVI]:
http://www.megaupload.com/?d=LFC2B4FP
http://www.megaupload.com/?d=SM36AJLB
http://www.megaupload.com/?d=HNXK1WEF
http://www.megaupload.com/?d=ZPL98GNG
http://www.megaupload.com/?d=GDNC8FZG
http://www.megaupload.com/?d=FS3G37KK
http://www.megaupload.com/?d=7NG0X458

Fonte 3 – RMVB [297 MB]:
http://rapidshare.com/files/122481832/ltch-ignite.part1.rar
http://rapidshare.com/files/122486556/ltch-ignite.part2.rar
http://rapidshare.com/files/122491373/ltch-ignite.part3.rar

Um comentário

  1. bom, se é diversão por diversão, Cloverfield cumpre seu papel. eu curti – mas muito mais pelo, hum, conceito narrativo (câmera em primeira pessoa, e tal) do que pelo filme em si. achei a escolha dos autores bacana, por não serem tão conhecidos, o que não nos faz esperar muita ‘atuação’ deles. De qualquer forma os personagens são rasos, sim.

    – como eu te disse, Cloverfield mais parece o episódio de um ARG do que um filme! Ainda que eu tenha gostado…

    [SPOILER]
    Ah, uma outra coisa que eu achei muito bacana: o close final dado no monstro, acho que foi uma coisa que ficou faltando em Blair. Se a gente, ao menos no finalzinho, tivesse visto um vislumbre que fosse da bruxa, lembraríamos mais do filme por seus sustos do que pelo estilo ‘finge-que-é-verdade’.
    [/SPOILER]

    e é isso! abraço, gio!

Comente!