Pular para o conteúdo

“Vem cá meu puto!” ou “Joga água gelada que separa!”

César Cielo: vem cá meu puto!
Adoro Olímpiadas – acho divertidíssimo, assim como acho a Copa do Mundo. Até poucas horas o Brasil era o país do bronze nas olímpiadas – estava morrendo de medo de que essa olimpíada tivesse uma vibe Sydney 2000 para o Brasil -, mas não mais: o nadador César Cielo ganhou a medalha de ouro na prova dos 50m livre da natação e diminuiu ao menos um pouco a dimensão desse possível déjà vu desastroso.
Foi lindo o rapaz vibrando na chegada, foi emocionante ele não conseguindo segurar o choro na hora do hino – e confesso ter chorado junto com ele -, mas o melhor do evento todo não foi isso e nem mesmo o fato de que aquele mala do Michael Phelps ficou meio que apagado no meio de tanta simpatia que o rapaz despertou no público do chamado Cubo d’Água. Teve coisa MUITO melhor.
Mais estranha, ao menos.
Eu diria até que não foi uma, mas duas coisas muito estranhas.
A primeira: foi só eu ou alguém mais aí viu, na saída dos três primeiros colocados da prova dos 50m, o nadador francês Alain Bernard puxando o zíper nas costas do colant do César Cielo pra baixo? Juro que fiquei sem entender na hora. Tá, depois pensei que pode ser que aquela roupa especial seja muito justa e o rapaz – um francês muito simpático, por sinal -, de posse da própria experiência pessoal, se compadeceu do brasileiro e queria dizer pra ele se livrar logo daquilo. Não acho difícil que esse traje seja assim tão desconfortável a ponto de “deszipar” o companheiro de piscina ser prática entre os nadadores, mas não deixa de ser estranho e aí estraga a piada, né? Assim, pra não desperdiçar a deixa, não descarto as outras possibilidades. Na hora que eu vi o acontecido minhas impressões foram outras, e nelas o Bernard me pareceu ter incorporado uma Paula Toller cantando “diz pra eu ficar muda, faz cara de mistério, tira essa bermuda que eu quero você sério”. Em uma delas, tive a sensação de que o francês queria que o brasileiro tirasse o colant e ficasse de dorso nú pra platéia, pra fazer a linha “narciso exibicionista”, como alguns nadadores fazem logo que saem da piscina – essa, definitivamente, não torna a coisa menos comprometedora para o francês, já que ele também seria platéia, e privilegiada. Pode ter sido um ato falho, um “vem cá meu puto” instântaneo e efêmero de euforia de Alain Bernard. Meu sarcasmo não me permite pensar outra coisa.
E é a euforia que nos leva a segunda coisa estranha: Gustavo Borges nos comentários da vitória de César na transmissão da Globo. E ex-nadador brasileiro ficou tão, mas tão animado que chamou ele de boa-pinta, disse que ele vai voltar para o Brasil mais bonito do que ele já é e que ia até beijar o rapaz na congratulação da vitória – só faltou chamar o César de gostoso, tamanho o tesão do Gustavo Borges em meio a euforia. Fiquei até meio constrangido – porque, vamos combinar que o Gustavo podia ter passado a transmissão da Olímpiada sem essa salivação toda pelo rapaz. Tá certo que os dois são muy amigos, chapas chegados mesmo, mas convenhamos que o Gustavo se excedeu. Se a puxada de zíper do Alain Bernard no colant do César Cielo pode ser subvertida como um ato falho, a excitada euforia – pleonasmo necessário – de Gustavo Borges teve o agravante de ser um ato falho de longa-duração com prefácio e notas de rodapé. E ele não se conteve: mesmo não sendo permitido por fazer parte da imprensa em Pequim, desceu e foi lá abraçar o rapaz na hora da comemoração. Galvão Bueno ficou com medo dele ser preso por quebrar o protocolo. Eu fiquei é com medo de que fosse necessário jogar água gelada no Gustavo naquele momento – nada a ver o líquido aqui com a natação em si, mas sim com aquele velho hábito de dar um susto nos cachorros quando eles, errr…”grudam”.
Agora, assistam vocês o episódio da “deszipada” do Bernard no Cielo – é só olhar em 2:06min deste vídeo no YouTube – e divirtam-se tirando suas próprias conclusões aqui nos comentários do blog. Se alguém achar algum vídeo com as declarações impágaveis do Gustavo avise que eu coloco aqui também.

P.S. 1: aos trolls de plantão que não entenderam nada, eu dou uma dica: a palavra chave é…ironia! Não precisa ter mais que meio cérebro pra notar – mas pra facilitar a vida dos que tem menos do que isso, até adicionei depois uns marcadores de discurso – tipo, “OI? Isso é uma piada. Lá vem outra, tá?”. Como tem internauta que é retardado de nascença e que, portanto, vai escrever qualquer lixo nos comentários de qualquer jeito, também informo que meu Akismet é uma belezinha pra jogar qualquer asneira dita direto no porão do spam. E quem não gostou da brincadeira que vá ler a Folha Universal.

5 Comentários

  1. Daniel Daniel

    só queria dizer que é normal nós nadadores tirarmos o fast( como sao chamadas essas roupas dpos outros) pois eles apertam muito e chegam a machucar.
    kkkk, desculpe estragar a piada mas é isso mesmo.

  2. Oi André!

    Itália sempre é algo a ser observado de perto no esporte: a qualidade está presente tanto no aspecto técnico quanto no estético, né? Seja futebol, vôlei, não importa – sempre tem um bom punhado de homens – e mulheres – absurdamente lindos nas seleções e equipes. É colírio aliado à competência.

    Quanto à questão dos parágrafos, deixe eu te dizer que eu tento compor textos com esta divisão, mas eu tenho há algum tempo – eu daria há uns anos até – a sensação de que essa competência de composição de parágrafos decaiu de uma maneira vergonhosa. Eu não sei se tenho mais uma boa idéia de como dividir bem os diferentes espaços de um texto – como eu disse eu tento, mas acabo sem uma forma clara de como fazê-lo. Eu sabia como, mas perdi conhecimento disto com o tempo. Mas, como sei que isso é de suma importância na manutenção da dupla coesão e coerência textual, e como isso vinha já me incomodando há cada vez mais – engraçado que, coincidentemente, você faça esse comentário – vou procurar re-aprender a composição de parágrafos, para melhor compor os próximos textos e consertar os anteriores.

    Obrigado pela crítica super construtiva – elas são sempre bem vindas!
    abrações!

  3. André André

    nhá..o vídeo foi retirado do youtube..
    Eu estou é fã do time italiano de vôlei..hehehe
    nossa..tem mto homem mto bonito naquele time..Vermiglio, Martino, Gavotto, Cisolla.

    Giovane,
    eu já postei aqui algumas vezes e vou fazer uma crítica hoje.
    Pode?
    Eu acho que vc poderia colocar parágrafos em seu texto. Fica tão ruim de ler nesse layout um texto só do começo ao fim..eu gosto de ler tudo rápido, conisgo captar logo a mensagem que a pessoa quer passar, mas aqui eu me perco nas linhas, não consigo ler rápido, achar a idéia principal da frase..hehehe
    Pode ser que eu seja um burro, mas, ah, vc escreve umas coisas tão legais principalmente sobre as músicas, achei que valia a pena falar isso..quem sabe vc muda ou explica o porquê do texto ser assim..vai q tem uma razão, sei lá, um fluxo de pensamento, que vc gosta.

    Bom..é isso.
    Até mais.
    André

  4. leo leo

    o txt ta otimo, liga nao, tem gente q fala bobagem mesmo

    mas eu caguei de rir aqui hehe

Comente!