Skip to content

Metric – “Gimme Sympathy” (dir. Frank Borin) {versão oficial + versão acústica}. [download: vídeo]

Metric - Gimme SympathyA idéia de Frank Borin para o vídeo de “Gimme Sympathy”, último single de Fantasies, novo disco da banda canadense Metric, é na teoria bem direta e descomplicada: fazer um registro “ao vivo” da banda em uma performance da canção. No entanto, são os detalhes por ele inseridos que fazem a graça da produção e a complexidade de sua filmagem.
O registro inicia no backstage, de onde Emily desce cantando, exibindo sua elegância matadora pelo estúdio até chegar ao microfone exatamente no ponto em que canta o refrão. A partir daí a câmera, que roda do início ao fim em take único, vai constantemente mudando o seu foco para mostrar cada um dos membros da banda tocando outro instrumento, exibindo diferente figurino e revezando-se no microfone – tudo isso é feito sem que seja revelado o segredo da artimanha, mas se você quiser acabar com a magia da coisa, pode assistir o making off neste link. A performance dos músicos nos instrumentos que não são sua especialidade é visivelmente parca, mas esse é um dos atrativos do vídeo – Emily Haines tocando baixo encarnando a pose meio blasé que boa parte destes musicos exibe no palco é hilário e seu amigo, o guitarrista James Shaw, consegue até mostrar charme e desenvoltura ao dublar a loura canadense no microfone. Contudo, quando voltam cada um para o seu galho, os quatro arrasam – Emily, com uma dança algo performática que ressalta seus traços longilíneos e suas belas pernas faz toda a performance ainda mais deliciosa. Finalizando com um toque delicado e singelo, crianças com trajes de borboleta disparam do fundo e percorrem o espaço que a banda ocupa por alguns segundos, até debandar para a saída do estúdio e escancarar as portas, revelando o espaço externo, coberto por um céu nublado. É um vídeo simples, sem dúvidas, mas a filmagem cuidadosa, a performance sempre simpática dos músicos e a canção inegavelmente encantadora dão a produção um caráter poético irresistível.
Baixe ou assista os vídeos utilizando os links a seguir – não deixe de conferir também a versão acústica da canção em registro simples e intimista.

“Metric – “Gimme Sympathy” (versão oficial): Youtube (assista)download
“Metric – “Gimme Sympathy” (versão acústica): Youtube (assista)download

One Comment

  1. Esse vídeo ficou muito interessante. Como tu comentaste, a troca de instrumentos entre os membros do Metric ficou realmente demais… Especialmente o James nos vocais! XD
    Puxa, tuas resenhas são sempre demais, Giovane!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *