Pular para o conteúdo

The Boy / Junho 2009: todo Ronan Bertoli [fotos]

ronan-bertoli-theboy-homens

Estamos em Junho e o modelo que “estampa” o novo ensaio do fotógrafo Cristiano Madureira para o site The Boy neste mês é Ronan Bertoli, catarinense de Joinville, cidade onde já morei por algum tempo e que ganhou muitos apelidos desde sua fundação – cidade das flores, cidade das bicicletas, cidade dos príncipes. E é justamente por conta desta última alcunha que o rapaz faz jus à sua cidade natal: com seu físico torneado mas bastante enxuto, sua pele branquíssima, e seu rosto magro de traços suaves e expressão triste, Ronan tem mesmo todos os requisitos de um príncipe no vislumbre do imaginário mais romântico, mais tradicional. E o problema é que como acontece com quase todo jovem príncipe advindo de um universo de fantasia, a sua beleza transborda uma certa aura de ingenuidade e carece de toda e qualquer carga de malícia – falta no rapaz uma boa dose daquela sensualidade viril que transpira pelos poros do corpo e impregna a atmosfera ao redor. Desta forma, o rapaz, que é sim bastante bonito, acaba por se encaixar com toda tranquilidade nos parâmetros de beleza do movimento romântico, mas não se enquadra nas noções de beleza pós-modernas – nas minhas, ao menos, onde a beleza só arrebata quando manifestada em conjunto com boas doses de sex appeal. Mas, como efebos que transpiram uma certa pureza são o último grito da cultura pop – muito obrigado, Robert Pattinson – é certo que muitos vão adorar este caráter todo inocente da beleza de Ronan, que nem de longe aparenta seus 25 anos – eu poderia dizer que ele tem bem menos que isso.
O ensaio em si, por outro lado, funciona muito bem. A decisão de restringir a produção deste mês à locações naturais dá frescor aos ensaios do site, que de certo modo já consolidou uma cartilha de settings e de composições que poucas vezes os fotógrafos resolveram não adotar nos últimos meses – achei bastante ousada a decisão do fotógrafo Cristiano Madureira de desconsiderar fazer um clique sequer em um quarto, sala, casa, cama ou mesmo uma cadeira ou sofá. Apesar disso, claro, não foi desprezada a já clássica sunga Adidas, praticamente uma marca registrada dos ensaios do The Boy – porém sua participação fica reduzida à uma figuração de luxo, uma vez que está descaracterizada de toda malícia que o modelo poderia lhe oferecer. E o que aconteceu aqui com esta tão característica peça de figurino, a sunga Adidas, acaba por servir como resumo para as fotos do The Boy deste mês: um ensaio elegante e luminoso que, infelizmente, tem como protagonista um modelo que estamparia com bem mais propriedade um periódico adolescente ou um cartaz de filme de contos de fadas.

Clique neste link para conferir todo o ensaio do site The Boy com o modelo Ronan Bertoli.

P.S: Ronan Bertoli já tinha sido protagonista de um ensaio no site garoto POP, do portal Pop, que não inspira qualquer interesse, tamanhos são os equívocos cometidos por lá – o que serve, por sua vez, pra mostrar como a produção do The Boy, muito mais inteligente no seu olhar tanto para o todo quanto para os detalhes, dificilmente não consegue deixar um modelo ao menos interessante e um ensaio pelo menos atraente.

5 Comentários

  1. Joel Joel

    Eu me senti, de certa forma atraido por ele. O melhor nele, em minha opinião, é a expressão meio inocente no rosto.

  2. hmmm, eu concordo com vc, um ensaio descafeinado… eu acho que o The Boy escolheu Ronan numa tentativa de achar um segundo Miro Moreira. Bjx, bjx, sucesso.

  3. nossa, talvez não tivesse notado a rachadura se o Zé não tivesse avisado. ainda assim, é um dos meus modelos favoritos desse ano até agora. e o texto, oportuno e bem escrito como sempre.

    valeu, gio (:

  4. Zé

    Que “rachadura” é essa no tanquinho dele? Weirdo.

    • Também tinha notado, Zé. Já vi isso antes e acho que pode acontecer com quem é muito magro e malha demais o abdômen. Just guessing. 😉

Comente!