Pular para o conteúdo

Twitter Wars: Campo de Batalha Brasil.

Twitter Wars BrasilEu realmente não virei fã do Twitter. Na verdade nem tentei de fato usá-lo – fiz uma conta, mais por inércia do que por vontade, como faço em muitos serviços da internet, mas já o fiz sabendo que não ia usar. Eu desconfio que a minha falta de atração pelo serviço tenha origem no meu mais completo desinteresse pela telefonia móvel, à qual só aderi há coisa de 2 semanas, e ainda assim porque ganhei um aparelho celular. Parece que uma coisa nada tem a ver com a outra, mas existe uma relação. A maior parte dos usuários deste serviço acabou se acostumando – e se afeiçoando – com os chamados “torpedos”, tornando-os tão intrínsecos ao serviço de telefonia quanto a própria chamada telefônica. Daí que o Twitter, de um certo modo, se assemelha muito aos chamados torpedos: mensagens curtas, em sua grande maioria sem qualquer caráter emergencial e muitas vezes tratando de banalidades ou amenidades das mais diversas – é, eu sei que se anda fazendo usos mais “nobres” desta ferramenta de internet, mas em sua maioria esmagadora o uso tem bem a natureza que descrevi. E como eu não fiz do celular um instrumento necessário ao meu cotidiano, o Twitter, pela semelhança que enxergo com este serviço, acabou figurando para mim como algo tão desinteressante quanto. Além disso, eu tenho um blog – ou melhor, dois blogs, né? -, e a hora que eu quiser ficar postando mensagens curtas ou simplesmente ficar repassando links – coisa que nunca encontro necessidade de fazer – eu posso escolher fazer isso em qualquer um dos dois. Eu sei, o Twitter PODE ser mais do que isso, mas eu ainda não fui arrebatado mesmo que pelos seus outros encantos.
No entanto, o meu desinterrese natural pelo serviço tem ganhado força por conta de acontecimentos dos últimos meses. O Twitter, que já naturalmente sofreria da mesma problemática de todas as ferramentas sociais da web, que é o fato de que as pessoas acham necessário se inter-relacionar com o maior número de pessoas para propagar sua presença na rede, acabou tendo isso potencializado por ter sido convertido na coqueluche do momento graças aos portais e sites de tecnologia mais up-to-date, que o alçaram ao possível pontapé da chamada “Web 3.0”, e aos blogueiros mais gabaritados e/ou hypados da internet, que o transformaram no seu mais novo brinquedinho, chegando ao ponto de elevá-lo à nova materialidade do jornalismo do século XXI. Junte esse oba-oba que certamente aguça a curiosidade alheia com sua dinâmica de uso simplificada – como bem destacou Matt Mullenweg em uma palestra ao visitar o Brasil em junho deste ano, trata-se apenas de uma caixa de texto e um botão de “send”…qualquer palerma sabe usar isso – e o cenário do apocalipse se apresentou no horizonte da internet: uma tsunami de internautas resolveu desaguar no serviço para inundar a web com suas micro-postagens, muitas delas tratando de todo tipo de asneira desnecessária, como a narração sequencial de seus afazeres mais estupidamente ordinários e repetitivos do cotidiano, sem notar que isso pouco interessa à humanidade – ou eu estou errado ao dizer que coisas como “no supermercado comprando Sucrilhos de chocolate” ou “começou a Sessão da Tarde, tô assistindo”? não tem qualquer necessidade de ser ditas e não, de modo algum se configuram como coisas úteis e de interesse público?
Como o serviço, com esse conjunto de fatos, acabou virando uma das maiores novas-modinhas da web ele veio a conquistar espaço e uso até na mídia televisiva. Resultado? As estrelas e astros da cultura pop voltaram seus olhos para o serviço e perceberam ali um instrumento mamão-com-açúcar para ganhar ainda mais projeção e, obviamente, para dar uma alisada nos seus egos, já que disputar seguidores para o seu perfil no site seria um atestado de popularidade para o “twitteiro”.
E aí começaram os problemas que o Twitter vem trazendo para a internet nas últimas semanas. Quando são anônimos fazendo e dizendo bobagem, isso não ganha lá muito espaço nem na própria internet. Agora, o que acontece quando são celebridades que acabam fazendo isso? Bom, já deu pra perceber que aí a coisa ganha proporções muito maiores. E é o que está acontecendo: vai semana, vem semana, toma-se conhecimento que alguma (sub)celebridade fez bobagem lá pelos domínios do tal Twitter – e isso acontece até mesmo porque a graça do serviço está em tornar tudo público, evidentemente. Já teve de um tudo, de mané mandando mensagem pra maior estrelete internacional do serviço pedindo pra apoiar a campanha pra tirar o presidente do senado do seu cargo, divulgação de número de celular pelo próprio detentor do telefone, alfinetadadas contínuas por dor de cotovelo em campanha de prêmios pra obter mais seguidores no perfil do serviço e, a última, sujeito fazendo uma piada totalmente desnecessária, em um daqueles torpedos twittênicos clássicos de “ei, pessoal, to fazendo isso agora, sabiam?” e sendo criticado por um colega de profissão que, ora vejam, ganha a vida fazendo o mesmo tipo de piada rasteira – é aquela história do roto falando do esfarrapado. É o verdadeiro inferno na terra (virtual) de fazer vergonha a meu adorado Dante Alighieri – ou ao próprio Diabo, convenhamos.
Agora eu pergunto: que me interessa isso? O que lhe interessa isso, amigo internauta? Bem, não interessa, mesmo. É evidente que o Twitter não é o carrasco do senso de utilidade da web, já que a maior parte dos chamados serviços sociais, que são a “alma” da tão celebrada web 2.0, contribuem para tanto há muito mais tempo – basta entrar em uma comunidade qualquer do Orkut e ver como as pessoas perdem tempo se alfinetando e alimentando discussões estúpidas. Porém, o combo hype + facilidade de uso está tornando o serviço o espaço ideal destas batalhas e deixando o Twitter do jeitinho que o diabo gosta. Bastava o “twitteiro”, as celebridades do serviço em especial, parar para pensar não mais do que um minuto para deixar de publicar asneira e poupar o internauta de tomar conhecimento de sua estupidez. Mas aí já é pedir demais, já que a maior parte das pessoas não dá uma pausa para refletir antes de fazer coisa muito mais importante, como pôr mais uma criança nesse mundo sem ter a menor condição e aptidão para criar. É, só nos resta fechar os olhos ao avistar a palavra “Twitter” em qualquer site de notícias. Ou rezar para essa moda ser passageira – e não custa ser – e aguardar que as tais celebridades fechem seu canal de comunicação direta com os fãs e voltem à velha e – agora vejo – tão útil tradição de ter suas declarações filtradas pelos seus assessores de imprensa.

3 Comentários

  1. genial, gio. o twitter é uma ferramenta superhipermegaestimada.

    de qualquer forma, vou twittar esse texto agora. Piada pronta, essa! Mas sem ironia.

    Abraços =]

  2. edd edd

    Essa modinha logo acaba. Nem ligo muito para isso – sem contar que tem realmente esse lado ridículo que você ressaltou. É só ignorar, afinal o Twitter não invade o computador de ninguém.

    Mas o que REALMENTE me chamou a tenção no seu texto foi:

    “…minha falta de atração pelo serviço tenha origem no meu mais completo desinteresse pela telefonia móvel, à qual só aderi há coisa de 2 semanas, e ainda assim porque ganhei um aparelho celular”

    Puxa, quer dizer que tínhamos até isso em comum? rsrsrrs

    Essa febre de celular sim me irrita demais com seus toques e usos nos mais indecentes e indelicados momentos. Invadindo sua vida por todos os lados e em todos os lugares.

    E o pior é que quando vc diz singelamente (com um escondido mas indisfarçável orgulho) que NÃO tem celular, os caras te olham como se fosse vc um chegado de marte com três olhos e duas bocas. rsrrs

    Enfim, é uma pena, mas um que é abduzido pelo aparelhinho infernal e suas múltiplas inutilidades.

    Depois comento os dois ragazzos – faz tempo que não venho aqui e numa primeira olhada parecem coisa boa.

    • Ora veja, eu não sou o único.
      Na verdade, Edd, talvez eu não tenha sido completamente abduzido – o celular está ali, não recebeu uma ligação ou mensagem de texto sequer desde que ele parou nas minhas mãos e eu nem coloquei créditos nele. Certamente vai ficar praticamente sem uso, em minhas mãos apenas para aquilo que deveria servir de fato – uso emergencial. É por isso que ainda me sinto como um alien da telefonia móvel. =]

      abrações, e não deixe mesmo de olhar os rapagões!

Comente!