Pular para o conteúdo

“Senhores do Crime”, de David Cronenberg. [download: filme]

Eastern PromisesObstetra, sensibilizada com a morte de uma garota de 14 anos no parto, procura dados sobre sua família, no diário encontrado com ela, para poder informar sobre o nascimento do bebê. É através deste diário que ela entra em contato com uma família de mafiosos russos em Londres, colocando em risco a vida dela e de sua mãe e tio.
David Cronenberg já foi conhecido por explorar a loucura, o estranho e o surreal em filmes de suspense, terror e ficção científica. Nestes longas, a sua obsessão com o corpo, abordando-o e explorando-o de forma bizarra, era conhecida como a sua marca registrada. Desde “Marcas da Violência”, Cronenberg mudou radicalmente o foco de seu cinema: mesmo que, de alguma forma, ainda mostre sinais de sua fixação pelo orgânico – presente no detalhismo da violência que gosta de expôr -, esta passou a ser mero reflexo do ambiente e temática que agora decidiu explorar, a do submundo do crime. Nesta esfera narrativa, o diretor canadense decidiu explorar personagens que, de algum modo, desestabilizam este ambiente: enquanto no longa anterior seu foco caiu sobre alguém que queria deixar de pertencer à este mundo, em “Senhores do Crime” ele inverteu a premissa, colocando como um dos protagonistas um homem que se esforça para entrar nele, mas que ao mesmo tempo evita os excessos típicos dos que dele fazem parte – ambos interpretados nos dois filmes pelo mesmo ator, Viggo Mortensen. Uma característica interessante do roteiro é que ele tem uma tendência a poupar o excesso de desgraças shakespearianas que é típico do gênero, mas ao mesmo tempo, a certa altura do filme, ele também torna-se um tanto previsível, visto que já se pode antever algumas coisas relativas à um dos protagonistas, e ainda acaba, nos seus últimos minutos, deixando de retratar eventos que poderiam incrementar o seu epílogo, preferindo apenas citar a resolução de tais eventos ao avançar no tempo e mostrar o destino que os personagens tomaram. Tais problemas na concepção do roteiro, bem como a própria condição linear e tradicional de “Senhores do Crime”, fazem do longa-metragem apenas mais um que se alinha à média dos que tematizam sobre a máfia e o mundo do crime. E isso, infelizmente, o faz estar bem longe de algo que se espera de David Cronenberg, que mesmo quando tem nas mãoes um material que pisa bem firme com o pé no chão é capaz de recheá-lo de sequências e soluções que lhe conferem a marca notória de seu cinema idiossincrático – como aconteceu em “Marcas da Violência”.
Baixe o filme utilizando os links a seguir.

http://rapidshare.com/files/76060986/dmd-eastern.avi.001
http://rapidshare.com/files/76060969/dmd-eastern.avi.002
http://rapidshare.com/files/76060825/dmd-eastern.avi.003
http://rapidshare.com/files/76060886/dmd-eastern.avi.004
http://rapidshare.com/files/76060859/dmd-eastern.avi.005
http://rapidshare.com/files/76060988/dmd-eastern.avi.006
http://rapidshare.com/files/76061017/dmd-eastern.avi.007
http://rapidshare.com/files/76059748/dmd-eastern.avi.008

legenda (português) [via legendas.tv]:
http://legendas.tv/info.php?d=c33bcb3a47cb1922ac9dfa38f6ce2246&c=1

Um comentário

  1. Gus Gus

    Olá,

    Este filme não faz o meu gênero, mas quando vi no elenco os atores Armin Mueller-Stahl e Vincent Cassel, baixei o filme. Gostei.

    É necessário registrar que as partes devem ser unidas pelo programa HJSplit.

    Abraço, com voto de boas festas e um ano novo com muita saúde.

Comente!